segunda-feira, 27 de junho de 2016

ESPECIAL 30 ANOS: TOP GUN


E aí povo nerd,
Mais um filme foda completando 30 anos em 2016, hoje vou falar de um dos filmes que por muito tempo andou pela minha lista de filmes favoritos, mesmo com as piadinhas de que é um filme gay, hoje vou falar de Top Gun: Ases Indomáveis. O roteiro foi escrito por Jim Cash e Jack Epps Jr., o filme foi dirigido por Tony Scott e teve como produtor Jerry Bruckheimer, esses dois últimos voltaram a trabalhar com Tom Cruise em Dias de Trovão.

No filme vemos um pouco sobre a Navy Fighter Weapons School, conhecida como Top Gun, uma divisão da Marinha Americana que tem os melhores pilotos de caça. Temos Pete Mitchell, conhecido por seu codinome, Maverick, que é um piloto extremamente habilidoso e arrojado, mas também é arrogante e bem imprudente. Em uma de suas missões no Golfo Pérsico, tem um encontro com dois MiG 28 soviéticos, que Maverick e seu co-piloto Goose dão uma zoada básica nos "inimigos", o que era característica da dupla. Após entrar no grupo de cadetes do Top Gun, Marverick conhece Charlie que era uma das instrutoras do programa, com quem ele se envolve amorosamente, ainda dentro do grupo Maverick e Goose fazem alguns rivais, como Iceman e Jester. Os comandantes também não iam muito com a cara de Maverick, mas depois mudam de ideia.

Agora algumas curiosidades sobre o filme:

  • Val Kilmer, não queria fazer o filme, mas devido a razões contratuais ele foi praticamente pelo estúdio para fazer-lo.
  • Tom Cruise não foi a primeira opção para interpretar Maverick, antes dele ser contratado, 15 atores recusaram o papel.
  • A cena de amor entre Marverick e Charlie foi refilmada, a primeira cena filmada não ficou muito boa, pois não havia muita química entre os atores. Ela foi refeita meio que escura e na sobra, a atriz Kelly McGillis estava com o cabelo preto, pois já estava fazendo outro filme.
  • O MiG-28 que é visto no filme não existe, na verdade era um F-5 Tiger II, construído nos Estados Unidos em 1964. Não foram usava aviões MiG verdadeiros, porque na época era difícil conseguir aviões soviéticos. Outra coisa é que a numeração dos MiG são sempre impares, então só existem MiG-27 e MiG-29.
  • A cena onde Maverick da um razante com seu F-14 próximo a torre de comando, foi filmada de verdade, a manobra foi feita sem nenhum efeito especial, sendo a manobra mais arriscada feita até hoje das Forças Armadas Americana.
  • O número de alistamentos na Marinha Americana aumentou 500% na época do lançamento do filme. A Marinha instalou tendas de recrutamento nas saídas dos cinemas
  • Esse é o primeiro grande sucesso de Tom Cruise, sendo o primeiro a faturar mais de 100 milhões de dólares de bilheteria. 
  • Ainda falando de bilheteria, Top Gun foi a maior bilheteria do ano de 1986, arrecadando 345 milhões de dólares

Outro ponto de extrema qualidade do filme é sua trilha sonora, claro que qualquer pessoa do mundo conhece a música "Take My Breath Away" da banda Berlin, essa música por sinal ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Canção Original. Não podemos esquecer de "Danger Zone" de Kenny Loggins e o incrível "Top Gun Anthem" de Harold Faltermeyer.


FICHA TÉCNICA

Título Original: Top Gun
Lançamento: 10/04/1986
Direção: Tony Scott
Elenco: Tom Cruise: Maverick
              Kelly McGillis: Charlie
              Val Kilmer: Iceman
              Anthony Edwards: Goose
              Michael Ironside: Jester
              Tom Skerritt: Viper
              Tim Robbins: Merlin
              Meg Ryan: Carol

Então esse foi mais um Especial 30 Anos, semana que vem tem mais, espero que tenham gostado, deixem seus comentários e acompanhe nossas redes sociais: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário