sexta-feira, 9 de junho de 2017

ENTREVISTA COM A COSPLAYER ANGEL ARWEN


Saudações web-leitores, aqui quem vos escreve novamente é o Saito, e hoje trago ao STN minha primeira entrevista com uma cosplayer brazuca, Angel Arwen, que teve a paciência de aturar minhas indagações. Espero que curtam a entrevista.



Saito: Bem, comecemos pelo começo, por favor fale um pouco de si:
Angel Arwen: Bom dia! Comecemos então!
Sou Josi. Sou Paranaense, cosplayer, formada em Artes visuais, ilustradora e professora de desenho. Sou aspirante a escritora também.
Gosto de doces: chocolate, suco de morango com leite, toddynho.
Adoro mangás do Clamp.
Não sou uma pessoa muito matutina. Tento fazer tudo que faço o melhor possível, porém tento não deixar a ponto de ser perfeccionista para não atrapalhar meus cosplays ou ilustrações.
Meus materiais favoritos para ilustrações são: lápis de cor, em primeiro lugar, depois aquarela, nanquim, 6b e giz pastel seco. Gosto de ilustrar principalmente no estilo mangá. Não gosto de caricaturas, pois acho que deforma a beleza das pessoas.
Meus autores literários favoritos são: J.R.R. Tolkien, J.K.Rowling, Rick Riordan, Christopher Paolini, todos com obras de fantasia/ literatura fantástica.
Saito: Eita porra! Você nos deu a ficha completa, só faltou a distribuição de atributos. Bah, culpa minha, com Carisma tendendo a zero, fica difícil passar nos testes...
Nos fale um pouco da sua vida de cosplayer, quando começou e o que, ou quem, te inspirou a cosplayar?
Angel Arwen: Bom, eu costumo colocar atributos em carisma, destreza e esquiva. Normalmente sou arqueira.
Eu comecei a fazer cosplays em 2006. Meu primeiro cosplay foi a Sango Taijiya de Inuyasha.
Eu já desenhava mangá, e quando descobri que poderia usar aquelas roupas maravilhosas que os personagens tinham, eu pirei! Comecei a fazer cosplay por incentivo de um amigo cosplayer, que dizia que eu era muito detalhista e daria uma ótima cosplayer. Me aventurei por essas águas perigosas e continuo navegando depois desses dez anos, sempre me divertindo muito com meus amigos, viajando, fotografando. Gosto muito desse hobbie. Tenho o apoio de meus amigos, da minha mãe e do meu noivo.
Como comentei acima, eu sou formada em artes, e esse hobbie me proporciona a utilização de várias artes e técnicas, teatro e interpretação, figurino, pintura, desenho, dança. Para mim é um hobbie muito cospleto, mesmo que, de todas as categorias que o cosplay abrange, eu prefira mesmo a fotografia e a produção do cosplay em si.
As cosplayers que mais admiro são a Kamui e a Calsarra.
Saito: Legal ver sua paixão a esse hobbie. Agora me diga, quantos cosplays você já fez, ou já perdeu a conta? Qual foi o mais trabalhoso e qual é um “cos-sonho”?
Angel Arwen: Desde que eu comecei em 2006, produzi 53 cosplays. Os que eu considero mais trabalhosos são: A Sona, a Caitlyn (Os cosplays de League of Legends são bem trabalhados e detalhados), a Rapunzel, a Melty e a Zakuro.
Meu maior sonho cosplay é a Lenneth, de Valkyrie Profile, porém preciso melhorar minhas habilidades com armadura antes de fazer esse cosplay.



Saito: Poxa, virar um prop-maker também seria um sonho pra mim. Bem, aproveitando, nos diga, o que você acha que é essencial pra quem quer começar a cosplayar?
Angel Arwen: O essencial é querer começar! Hoje em dia está fácil encontrar tutoriais, revendedores de perucas e lentes, cosmaker para acessórios. Hoje você pode fazer um cosplay inteiro só comprando pronto ou terceirizando. Porém se você gosta de pôr a mão na massa, aconselharia a planejar seu cosplay com antecedência, comprando as importações com 6 meses de antecedência, indo atrás dos tecidos, pensando se aquele cosplay ficará confortável na estação do evento escolhido (verão, inverno). O bom é sempre começar o quanto antes da deadline, para corrigir ou refazer coisas que possam dar errado, as pinturas darem o tempo certo de cura e secagem. E escolher os tecidos corretos para o personagem em questão, fazer os volumes das roupas e o caimento. Lembrando que não é o valor do tecido que o torna apropriado, mas sim a cor a textura e o caimento.
Saito: Uhm, aproveitando a deixa, já ouvi algumas vezes que se você não faz nada do cosplay, você não merece ser chamado de cosplayer (no caso de quem compra tudo OU é simplesmente um/a modelo escolhido/a para um trabalho). Qual sua opinião sobre quem tem essa atitude? #Mamilos
Angel Arwen: Bom, o mundo cosplay mudou bastante desde a época em que iniciei. Hoje existem pessoas que trabalham com isso, os cosplayers profissionais. Porém, normalmente são contratados cosplayers que produzem todo o cosplay com qualidade e rapidez, pelo menos no Exterior pelas grandes empresas de jogos. No Brasil o foco muitas vezes fica em modelos fantasiados (não são cosplayers) que trabalham apenas naquela situação e não tem o cosplay como hobbie. E também existe um misto dos dois: cosplayers que trabalha fantasiados em festas infantis, e produzem os cosplays que irão usar.
Eu acho que o mais importante é ser feliz. Muitas vezes a pessoa não tem tempo ou habilidade pra produzir os cosplays. Porém eu prefiro executar ou participar ao máximo da produção para ter maior controle do resultado.
Saito: Tendi. Nos diga, qual seu aspecto favorito em cosplayar? Fotografar, produzir, ir a convenções, etc? E o que você menos gosta?
Angel Arwen: Eu gosto da parte da produção, planejar o cosplay, pensar nos materiais, mas a parte que mais me divirto são as sessões fotográficas, principalmente quando em grupo, pois sempre fazemos um piquenique, ou saímos para comer.
Ultimamente o que está me atraindo um pouco menos são as convenções, principalmente as com um público menos respeitoso com as cosplayers, porém creio que o cenário cosplayers está mudando com as campanhas de respeito aos cosplayers. Talvez em alguns anos voltará a ser bom frequentar as convenções mais populares.


Saito: Agora, antes de acabarmos, tem alguma história interessante relacionada ao cosplay para nos contar? Não vale contar como nos conhecemos.
Angel Arwen: Uhm, eu não tenho nenhuma memória em específico, mas são vários pequenos momentos em ensaios:
Por exemplo, no ensaio da Shirahoshi demorei meia hora pra fazer a última foto do ensaio, os toda hora que a onda vinha mais fria que a Antártida, eu tinha uma crise de riso.
Quando estávamos fazendo os maiôs de Sailor Moon, fizemos um visual de Lady Gaga na nossa amiga Amanda, com o molde feito de fitas. O pessoal até hoje pensa que foi um cosplay de verdade.  
Tem um moço que segue meus cosplays que jura que sou loira, e eu desconfio que ele me confundiu e está seguindo a cosplayer errada.
E a vez que nos conhecemos, foi fofo (e engraçado, kkkkk)
Saito: Ai cacete... Haha. Bem, quero agradecer muito seu tempo e paciência, e gostaria de saber se tem alguma mensagem final para nossos leitores?
Angel Arwen: Quero agradecer a oportunidade, Saito, você é um fofo, sempre muito dedicado. Gostaria de Agradecer a todos que estão gastando seu tempo me conhecendo um pouco melhor através dessa entrevista.

Meu conselho, tanto para os cosplayers iniciantes quanto aos veteranos é: faça os personagens que vocês gostam. A gente dedica tanto tempo e dinheiro nesse hobbie, então faça valer a pena e se dedique, pois, os bons momentos que acompanham esses processos ficam por toda vida.

Segue as Mídias sociais dela:
www.instagram.com/angel_arwen/
angel--arwen.deviantart.com/
worldcosplay.net/member/angel_arwen

E também  não se esqueçam de seguir nossas paginas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário