quarta-feira, 13 de julho de 2016

ROCK E O MUNDO NERD


E aí povo nerd,
Hoje é o Dia Mundial do Rock e como esse é um blog de cultura nerd, vou deixar esses dois mundos se colidirem, vou falar de "nerdices" no mundo do rock n' roll. E tem bastante viu, confere ai...

Quando comecei a escutar metal, por volta de 1994 o que achava importante era o quão rápido e alto as bandas tocavam, não dava a mínima pra letras, queria apenas balançar minha cabeça e gritar, mas quando comecei prestar a atenção nas letras, acabei descobrin-do o que realmente eu gostava, descobri várias coisas que eu gostava em bandas de que não dava a minima, com todos esses anos ouvindo tanta coisa diferente e crescendo ainda mais culturalmente algumas coisas foram se juntando, música que se juntou com a literatura, que se juntou com cinema, que pegou um gancho nos games que traz mais músicas e por ai vai. Ao me aprofundar no mundo nerd percebi que tudo estava se ligando de alguma forma. O que me faz gostar do Heavy Metal é a complexidade, muitas bandas criam várias histórias fantásticas, álbuns conceituais e tal. Essa temática de fantasia e aventura é principalmente representada no Metal Melódico (Prog Metal, Speed Metal, sei lá que nome você queira dar), uma banda se destaca(até que não é uma das minhas preferidas) é o Blind Guardian, que se inspira na obra de J.R.R. Tolkien, com destaque para O Senhor dos Anéis, muitas músicas e até álbuns inteiros são dedicados aos personagens da Terra Média, chamado Nightfall in Middle Earth.  E ainda falando de Senhor dos Anéis, temos o próprio Saruman gravando álbuns de metal, não sabia disso? O ator Christopher Lee, que deu vida ao mago branco, gravou quatro álbuns de metal e sua voz poderosa encaixou perfeitamente. Bandas como Hammer Fall e Rhapsody of Fire, por exemplo, abusam das histórias medievais, com músicas recheadas de espadas, castelos e dragões para todo lado,tudo misturando o peso do metal com pegadas sinfônicas, as letras dessas músicas dariam grandes partidas de RPG, se é que não surgiram assim.



Mas não é só de cavaleiros de armaduras reluzentes da Idade Média que tem espaço, quando falamos de metal e nerdice, muitas bandas apostam no lance da ficção cientifica, que é o caso da banda americana Fear Factory, que traz em muitas de suas músicas uma guerra futurista em a humanidade e as máquinas e isso tudo antes de Matrix se tornar um sucesso. Em um easter egg no game Fallout 3, encontramos uma mensagem em um dos computadores, que fazem referência ao quinto álbum da banda, Archetype, com um pequeno trecho da música titulo e o texto é assinado pelo lider da Resistência B. Bell, pra quem não sabe o vocalista do Fear Factory se chama Burton C. Bell.



Mas essas bandas não foram as primeiras a realizar essas misturas, várias bandas das antigas, já poderiam ser chamadas de nerd, mesmo antes do termo nascer. Uma banda que levou isso para um nível acima foi o Queen, é fácil encontrar referencias nerds em músicas do Queem, o clip de "Radio GaGa", por exemplo tem cenas de um dos primeiros filmes de ficção cientifica, Metrópolis de 1927, a banda britânica também esteve ligada a super heróis, quando fez a trilha sonora e o tema para o filme de Flash Gordon em 1980, sem contar que com certeza que a maioria das bandas de Metal Melódico, se inspiraram em A Night at the Opera, que tem tudo que encontramos nessas bandas "mais atuais".


Fred Mercury e Darth Vader
Aí estãos as provas de que o Rock n' Roll e Nerdice andam juntos e faz tempo, e você ai é um nerd rockeiro? Deixe seu comentário e siga as nossas redes sociais:

instagram.com/somostodosnerds

Nenhum comentário:

Postar um comentário