E aí povo nerd,
Em 1997 nascia a mais polêmica franquia de games de todos os tempos, Grand Theft Auto, mais conhecido como GTA. Visualmente o primeiro jogo era bem diferente do incrível GTA V de 2013, mas o DNA controverso já estava presente. Até o lançamento de GTA, na maioria dos games traziam objetivos positivos, como salvar princesas e derrotar vilões, mas assumimos o papel de um bandido e acumulamos pontos cometendo crimes como roubar carros, tráfico de drogas e até matar pessoas, isso é bem mais comum de se encontrar nos games atuais. Devido a todo seu conteúdo violento, o primeiro GTA quase foi proibido de ser lançado. Mas quem foram responsáveis pelo game? Os produtores foram David Jones, Gary Foreman e Sam Houser, o game foi desenvolvido pela DMA Design, publicado pela BMG Interactive e distribuído pela Take-Two Interactive. Grand Theft Auto foi lançado inicialmente para PC no dia 28 de novembro de 1997, chegando ao Playstation no dia 14 de dezembro do mesmo ano e no dia 30 de junho de 1998 foi lançada a versão para o Game Boy Color. Inicialmente o game seria chamado Race 'n' Chase e ia ser um polícia e ladrão clássico, mas após alguns testes viram que o game era meio chatinho, mas quando se jogava sendo o bandido era bem mais divertido.
O enredo do primeiro GTA era bem parecido com os games mais atuais da franquia, você começa como um bandido pequeno que realizava "trabalhos" para os grandes criminosos locais e começa a ganhar respeito no mundo do crime. Já no primeiro game somos apresentados as cidades de Liberty City, San Andreas e Vice City, que se tornariam os palcos dos próximos games. Ao iniciar Em Grand Theft Auto temos oito personagens para escolher: Bubba, Divine, Katie, Kivlov, Mikki, Travis, Troy e Ulrika, mas isso não afeta em nada o como a história se desenvolver. Temos ainda alguns bandidos que interagem com nosso personagem, são eles: Seragliano o mafioso italiano clássicos, chefe da família Vercotti, Fu é o chefe da gangue asiática, El Burro é o líder da gangue latina, Deever um policial corrupto de Vice City e Marcus que é o líder da gangue Rastafaris e o maior traficante de drogas de Vice City.
Após seu lançamento a campanha de divulgação foi baseada em polêmicas, que ajudaram muito como propaganda gratuita para do game. O jogo recebeu muitas críticas por causa da qualidade dos gráficos e os controles, mas mesmo assim o jogo teve um bom número de venda, vendendo mais de 1 milhão de cópias no mundo e permanecendo durante 26 semanas na lista dos mais vendidos em 1997.. Grand Theft Auto recebeu vários elogios também, principalmente pela liberdade que dava ao jogador, foi um dos primeiros jogos onde você não precisava seguir uma história e podia ficar horas passeando pelas cidades sem se preocupar com missões. Meu contato com o jogo foi logo que comprei meu Playstation, quando o game chegou na minha mão e me disseram: "joga isso, é foda" e aquilo me fez perder várias horas, passeando pelas ruas, roubando carros e matando inocentes(todos sem querer). Eu entendo todas as reclamações que o jogo recebeu. que mesmo comparando com os games da época, os gráficos do primeiro GTA são fraquinhos, os controles são meio dificeis no começo, mas a diversão que ele proporciona supera tudo. Lembro até dos cheats pra vida e armas infinitas, era tão divertido que demorei pra fechar porque sempre que começava a "jogar sério" acabava partindo para a zueira. E você jogou o primeiro GTA? Gostou? Deixe seu comentário e ajude o Somos Todos Nerds crescer acompanhando também as nossas redes sociais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário