terça-feira, 27 de setembro de 2016

30 ANOS SEM CLIFF BURTON


E aí povo nerd,
Sei que não falo muito de música por aqui, mas hoje vou deixar a nerdice um pouco de lado e expor meu lado "metaleiro" para prestar uma homenagem para um dos meus maiores ídolos. Há 30 anos o mundo perdia um dos músicos mais incríveis e técnicos que esse mundo já viu, chamado Clifford Lee Burton.
Conheci o Metallica, obviamente bem depois da morte do Cliff, já que nasci praticamente no mesmo ano que a banda e quando o acidente que tirou a vida do baixista eu tinha apenas cinco anos de idade, mas sempre gostei de me aprofundar nas histórias das bandas que eu conheço e foi o que aconteceu com o Metallica, fazendo pesquisas cheguei aos seus primeiros álbuns e conhecer o grande Cliff Burton e seus maravilhosos riffs e solos, ele era um músico incrível, era influenciado por vários músicos e estilos de músicas diferentes, além de ser fã de literatura, principalmente das obras de H. P. Lovecraft, isso resultou duas músicas, a instrumental "The Call of Ktulu" do álbum Ride the Lightning e "The Thing That Should Not Be" do Master of Puppets.

Cliff ao lado de James
A carreira de Cliff foi relativamente curta, já que o Metallica foi a sua segunda banda profissional, primeiramente ele tocou na banda Agents of Misfortune ao lado do ex-guitarrista do Faith No More, Jim Martin. depois disso ele foi tocar na banda Trauma e foi numa apresentação dessa banda que James e Lars o viram pela primeira vez. De álbuns de estúdio temos apenas os três do Metallica, Kill’Em All de 1983, Ride The Lightning de 1984 e Master of Puppets de 1985. Não há nenhum registro ao vivo gravado oficialmente, após a morte de Cliff, o Metallica lançou um documentário que traz imagens registradas por fãs, chamado Cliff 'Em All, foi nesse documentário que eu fiquei ainda mais fã do Cliff.  É muito difícil não se apaixonar pela música de Cliff Burton, sua técnica e talento mostra uma nova forma de se tocar o baixo como "Four The Horsemen", "For Whom the Bell Tolls"(essa até tenho um orgulho de saber tocar um pouquinho), “Orion”(essa libera lágrimas), “(Anesthesia) Pulling Teeth”, mas se for listar vou falar de todas as músicas. Segue um dos vídeos que mais gostei, que foi retirado do Cliff’Em All:


Cliff morreu no dia 27 de setembro de 1986, na Suécia, quando o ônibus em que a banda viajava capotou após escorregar no gelo da estrada, uma coisa horrível que certamente acabaria com a banda, Lars e James já disseram que pensaram nessa possibilidade, mas que sabiam que Cliff ia odiar isso e quebraria a cara desse se acabassem com o Metallica. O integrantes da banda também lembram que muito do Metallica que vemos hoje, vem de influências que foi deixada por Cliff. Fica aqui a minha singela homenagem para meu maior ídolo da música, podem aparecer baixistas ótimos, mas nenhum será como Cliff, nem coloco ele na lista dos melhores porque seria injusto com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário