sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

ENTREVISTA COM A COSPLAYER SHAPPI


Saudações, web-leitores, aqui quem vos escreve é o Saito;
E aproveitando que hoje é sexta, trago para vocês uma nova entrevista, dessa vez com a cosplayer polonesa Shappi. O talento dessa mulher vai deixar vocês sem palavras, então sigamos para a entrevista.

*Hello international friend, the english version of the interview is right bellow the porturguese version. Thanks a lot for your page-view!

Saito: Ok, vamos começa como você falando um pouco de si própria:
Shappi: Ola! Meu nome é Aleksandra, e eu sou uma cosplayer da Polônia. Eu me especializei em fazer armaduras e asas, mas também gosto de cosplayar personagens simples e fofas. Meus hobbies além do cosplay são viajar, psicologia e cozinhar.
Saito: Perá um minuto, psicologia? Essa é sua escolha de careira “normal”?
Shappi: Eu tenho estudado neuro-psicologia a 5 anos, e estou escrevendo minha tese sobre ela agora. Eu não pretendo trabalhar na minha área de estudo, já que eu vivo do cosplay, mas acredito que é muito importante ter uma educação formal caso eu precise começar uma.
Saito: Vá chutar bundas ao defender sua tese, Shappi. Mostre pra aqueles professores quem é que manda.
Agora, de volta a sua vida no cosplay. Como tudo começou pra você? Quando você decidiu ser uma cosplayer tão talentosa?
Shappi: Haha, Obrigada. Eu costumava ir a convenções de anime e mangá na Polônia com amigos quando eu tinha 13 anos. Toda “con” fazia um concurso de fantasias, e eu fui me interessando mais e mais nisso. Quando eu tinha 16, eu fiz meu primeiro cosplay, Gwendolyn, de Odin Sphere!
Saito: Boa história. Então, seu primeiro cosplay foi de uma personagem de videogame. Foi se transformar nessas personagens o que te inspirou a começar com o cosplay? Ou foi outra coisa?
Shappi: Eu me inspiro, principalmente, em fazer essas fantasias pelo lado da criação do cosplay. Antes de eu começar a fazer fantasias, eu amava desenhar, costurar, fazer “joias". Eu também amo jogar videogames, então combinar esses hobbies em de forma artística, foi maravilhoso!
Saito: Uhm, tendi. Ainda no seu lado artístico, nos conte a origem do seu nome artístico, Shappi.
Shappi: É uma história muito idiota! Eu tinha por volta de 12 anos de idade, quando comecei a surfar pela internet. Eu entrei em muitos fóruns sobre livros de fantasia, dos quais eu era obcecada! Eu também amava joias e minha pedra favorita são safiras. Eu usava essa palavra como meu “nickname”, mas eu era horrível em inglês e escrevia “Shappire”! Eu já o usava a muito tempo, quando um dos meus amigos apontou pro meu erro – Então eu encurtei para “Shappi”, e ficou assim.
Saito: Haha, não é uma história estupida. Bem, já que você tem cosplayado a um tempo já, quantos cosplays você fez? E tem alguma história engraçada para compartilhar com a gente?
Shappi: Minha lista oficial diz 69 cosplays! Eu tenho muitas memorias boas relacionadas ao cosplay, mas a maioria das minhas preferidas tem a ver com crianças. Quando você está vestindo a fantasia, você literalmente vira aquela personagem para as crianças. Eu amo brincar com elas como princesa ou guerreira, e falar com as crianças que eu encontro nas “cons” ou nas seções fotográficas.
Saito: Você nos contou sobre livros de fantasia e videogames, então nos conte alguns títulos e/ou universos que você é fã.
Shappi: Tem muitos! Meus livros de fantasia favoritos, fora os óbvios como Harry Potter ou Senhor dos Aneis, são na verdade livros de fantasia poloneses! Eu cresci lendo The Witcher, que hoje é um fenômeno mundial. Espero que outros artistas poloneses consigam esse reconhecimento também!
Quanto aos jogos, eu realmente adoro os JRPGs. O universo de Final Fantasy, por exemplo. Minha parte favorita é FF XXII. Além disso, meu amado jogo de todos os tempos é Odin Sphere ou Muramasa, The Demon Blade, do qual eu cosplayei também.
Saito: Agora você meu deixou curioso em saber sobre seu próximo projeto. Poderia nos contar o que seria?
Shappi: Eu atualmente estou no meu estado de hibernação, então não tenho grandes planos para agora. Eu to tentando terminar projetos antigos. Finalizar armas para fantasias antigas, estilizar perucas e completar fantasias semiacabadas, como a Shyvana, Armadura de Ferro, de League of Legends. Eu pego leve, já que o inverno é o meu tempo livre.
Saito: Uhm, então você é uma ursa? Hahaha, zoeira. Alguma mensagem final para nossos leitores?
Shappi: Obrigado a todos por lerem essa entrevista! Espero que tenham gostado da minha história no cosplay, e também espero que tenham se interessado em se fantasiar como suas personagens favoritas, é muito divertido!
Saito: Muito obrigado pelo seu tempo, Shappi-chan!

Abaixo, os links para as pages da nossa entrevistada:
Facebook
Instagram
Youtube
Twitter

*English Version:
Saito: Ok, lets start by you telling us a little bit about yourself:
Shappi: Hello! My name is Aleksandra, and I am cosplayer from Poland. I specialized in making armor, props and wings, but I also do enjoy cosplaying simple, cute characters. My hobbies besides cosplay are travelling, psychology and cooking!
Saito: Wait a minute, psychology? Is it your "normal" career choice?
Shappi: I have been studying neuropsychology for 5 years, and I’m writing my thesis about it now. I do not plan to work in my taught job yet as I live off cosplay, but I believe that it’s very important to have an education for work if I need to start it.
Saito: Go kick some asses in your thesis defence, Shappi. Show to those professors who rule.
Now, back to your cosplay life. How all started to you? When you decided to be such a talented cosplayer?
Shappi: Haha, thanks. I was attending manga and anime conventions in Poland with my friends since I was 13. Every con held a contest for costumes and I got more and more interested in that. When I was 16, I’ve made my first cosplay, Gwendolyn from Odin Sphere!
Saito: Nice story. So your first cosplay was from a videogame character. Was becoming those characters that inspired you to start cosplaying? Or was something else?
Shappi: I was mostly inspired to create costumes by the crafting side of cosplay. Before I’ve started making costumes, I loved drawing, sewing and making jewelry. I also love playing video games, so combining those hobbies together into one, artistic outlet was just great!
Saito: Uhm, I got it. Keeping in the artistic side, tell us the origin of your "stage name", Shappi.
Shappi: It’s really a stupid story! I was about 12 years old, when I’ve started to try surfing the Internet. I joined many forums talking about fantasy books, which I’ve been obsessed with! I also loved jelwery and my favorite stones were sapphires. I used this word for my nickname, but I sucked in english and typed it "Shappire"! I was using it for a long time, when one of my friends pointed out the mistake - then I shortened it to “Shappi”, and it stayed like that.
Saito: Haha, it's not a stupid story. Well, since you have been cosplaying for a while now, how many cosplays have you done? And do you have any funny stories to share with us?
Shappi: My official list says 69 costumes! I have a lot of nice memories when cosplaying, but mostly my favorite ones are connected with children. When you are wearing the costume, you literally become the character to the kids. I love playing along as princess or warrior and talk to kids I meet at the con or photoshoots.
Saito: You've told us about fantasy books and videogames, so tell us a few titles and/or universes you are a fan of.
Shappi: There is so many! My favorite fantasy books, besides obvious ones, like Harry Potter or Lord of The Rings, are, in fact, polish fantasy books! I grew up reading The Witcher, which now is global phenomenon. I hope that other polish artists would get this recognition as well!
As for the games, I really like JRPG. Final Fantasy Universe, for example. My favorite part is FF XII. Besides that, my beloved game of all time is Odin Sphere or Muramasa, the Demon Blade, which I’ve cosplayed from as well.
Saito: Now you let me curious about what will be your next project. Would you share it with us?
Shappi: I’m currently in my hibernation state, so I don’t have any big plans right now. I’m trying to finish my older projects. Finish weapons for my old costumes, style wigs and complete half-done costumes, such as Ironscale Shyvana, from League of Legends. I take it easy, since winter is my free time.
Saito: Uhm, so are you a bear, then? Hahaha, JK. Any final message to our readers?
Shappi: Thank you guys so much for reading this interview! I hope you will enjoy my little cosplay story and I also hope you will get interested in dressing up as your favourite characters, it’s so much fun!
Saito: Thanks a lot for your time, Shappi-chan!

Não se esqueçam de nos visitar em nossas paginas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário