segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

ROOTS 20 ANOS


E aí povo nerd, 
Vamos dar uma pausa nas nerdices aqui pra falar de uma coisa muito especial, pelo menos para minha pessoa, a música sempre foi uma das minhas paixões e nem lembro direito quando comecei a gostar de rock, mas tenho certeza que minha paixão por metal começou quando escutei o Roots, do Sepultura. Já gostava de outras bandas do gênero, mas achava muito legal uma banda brasileira fazer tanto sucesso no mundo inteiro, mas o lançamento do Roots marcou mundo do metal, influenciando várias bandas do chamado New Metal. E esse ano Roots completa 20 anos, vou falar desse álbum que de longe é um do meus preferidos. 
No dia 20 de fevereiro de 1996 o Sepultura lançava seu sexto álbum, que trazia elementos novos na música e também uma forte influência de sons brasileiros e tribais.Gravado no lendário estúdio de Indigo Ranch, em Malibu, Califórnia e produzido por ninguém menos que Ross Robinson, produtor responsável por sucesso de bandas como Slipknot, Fear Factory, Korn, entre outras.
Ao escutar Roots, conseguimos perceber a evolução que a banda teve, já havia essa mistura de metal com outros tipos de música no Chão A.D., mas no Roots essa mistura foi levada a outro nível. As parcerias são uma das coisas que chamam muito a atenção no álbum, acredito que a mais polêmica é a do cantor Carlinhos Brown, na música "Ratamahatta", particularmente não gosto do cantor, mas até gosto da música, que foi a primeira música em português escrita pelo Sepultura, outra participação marcante no álbum foi a dos índios Xavantes, nas músicas "Itsári","Jasco" e em um pequeno trecho de "Ambush", que a banda gravou na própria tribo, onde passaram alguns dias com os índios. Já na música "Lookaway" temos participações mais "convencionais, os vocalistas Jonathan Davis(Korn) e Mike Patton(Faith No More) e o DJ Lethal(Limp Bizkit). A edição nacional de Roots traz dois covers, "Procreation(of the Wicked)"do Celtic Frost e "Symptom of the Universe" do Black Sabbath.
Três musicas de Roots ganharam vídeo clipes, "Roots Bloody Roots", "Attitude" e "Ratamahatta", esse último feito em animação muito legal.

Iggor, Andreas, Paulo e Max

De acordo com o site IGN Music, o disco Roots está na posição 23 dos 25 discos mais influentes do metal e isso é facilmente confirmado, pois encontramos muita coisa de Roots em várias bandas que apareceram depois de seu lançamento, os integrantes do Slipknot assumem que foram fortemente influenciados pela música do Sepultura, assim como vários outros.

Roots ficou marcado também como o último álbum do Sepultura com Max Cavalera nos vocais, que deixou a banda no final de 1996, após divergências com os outros integrantes. Max montou outra banda, o Soulfly, que em seu primeiro álbum tem muito do Roots, eu o considero como sendo o seu sucessor.
Pra finalizar sei que muitos fãs antigos de Sepultura não gostam do Roots, entendo eles, pois suas músicas são bem diferentes do que era no começo da banda, mas pra mim Roots sempre vai estar no meu Top 5, esse álbum me fez gostar de metal, me influenciou várias bandas que eu gosto hoje em dia. Espero que tenham gostado dessa pausa que dei nas HQs, filmes, games e séries, deixem seus comentários e acompanhe nossas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário