quinta-feira, 11 de junho de 2015

JURASSIC PARK


E ai povo nerd, hoje chega ao cinemas o Jurassic World, o quarto filme da franquia que trouxe os dinossauros de volta a vida. Lembro que na época eu era doido por dinossauros, tinha o álbum dos cards que vinham no chocolate Surpresa completo, tinha revistas, um modelo de esqueleto de T-Rex(que não completei). Esse é um dos filmes que mais marcaram a minha vida, infelizmente não vi no cinema e precisei esperar algumas semanas pra conseguir alugar o VHS, e que eu amei aquela caixinha, que imitava pedra e tinha umas marcas de garras, mas infelizmente não consegui comprar (#chateado),
Caixinha do VHS,chamada de Fóssil Box
mas quando dei play e vi aquilo, valeu muuiiito a pena, acho que foi uns dos poucos filmes que me emocionaram de verdade. Lembro claramente da primeira vez que assisti e a primeira vez que aparece aquele Braquiossauro gigante e o Doutor Grant fascinado puxando a Doutora Sattler pela cabeça e ela ficando doida com o tamanho do bicho e todas as cenas com os dinos são incríveis e lembro de cada uma delas e como me emocionaram naquela época. Já perdi a conta de quantas vezes assisti o primeiro filme e assisto até hoje e ainda é foda. O que acho engraçado é que não fazia ideia do que tudo aquilo representava, todo o trabalho que levou pra tudo aquilo se tornasse aquela obra de arte feita por Steven Spielberg, não fazia nem idéia de que se tratava de uma  adaptação de um livro. Confesso que não gostei muito das sequencias, assisti bem pouco e não me agradaram muito.
Jurassic Park para Master System
Outra coisa de Jurassic Park que me pegou de jeito foi o game do Master System, como joguei aquela bagaça, sabia de cor todos os movimentos e vibrava quando vencia o T-Rex no final. Mas vamos voltar ao filme de 1993, depois de uma pesquisinha, li textos, ouvi podcast, assisti videos, um desses foi do canal Nostalgia que me serviu de inspiração para esse post.
Uma das cenas mais marcantes do filme, que mostra a qualidade dos efeitos especiais
Adulto, com um conhecimento maior de cinema, pude entender o filme um pouco melhor e aproveitar a obra de uma forma diferente, uma das coisas mais marcantes de Jurassic Park com certeza é a bela trilha sonora, feita pelo mestre John Williams. Outro ponto forte é claro que são os efeitos especiais que marcaram o cinema, por ser o primeiro filme a utilizar a tecnologia 3D de uma forma mais "agressiva". Utilizando várias técnicas de efeitos como animstronics e stop motion, essa última foi descartada, pois Spielberg não gostou do resultado final e então chamou um time de super especialistas em efeito especiais, que tinha Stan Winston que criaou os dinossauros animatrônicos, Phil Tippett ficou com a função dos dinossauros em go motion para long shots, Michael Lantieri tomou conta da interação desses elementos com atores e cenários e Dennis Muren para fazer a composição digital. uma coisa interessante foi que o paleontólogo Jack Horner supervisionou todo o trabalho gráfico.
Como disse, em 1993 não fazia idéia de que se tratava de uma adaptação de um livro e há pouco tempo descobri isso, sim Spielberg se baseou no romance Parque dos Dinossauros de Michael Crichton, para criar o Jurassic Park, inclusive o próprio autor Michael Crichton, escreveu o roteiro ao lado de David Koepp, não tive a oportunidade de ler o livro, mas durante minha pesquisa descobri que o filme pegou mais leve, sendo um filme de ação/aventura, já o livro segue mais a linha do terror e bem mais violento.
Existem diversas coisas que diferenciam do filme, uma delas é a personalidade de John Hammond, no filme aparenta ser um homem inocente, que tem apenas o desejo de criar uma atração fantástica, sem ganancia, que criou o parque por amor a tudo aquilo, já o livro o descreve como um ganancioso empresario, que tenta passar por cima de todos para conseguir seu objetivo. Outra que teve sua personalidade alterada no filme foi a menina Lex, no filme é bem medrosa e chorona, já o livro a traz mais corajosa. Uma adaptação interessante foi a do dinossauro doente que aparece no inicio do filme, no livro se trata de um Estegossauro, aquele com umas barbatanas nas costas, mas Spielberg resolveu trocado por um Triceratops, pois esse era seu dinossauro favorito quando criança.
Vamos para algumas curiosidades do filme, que teve boa parte de suas filmagens na ilha Kauai, no Havaí, mas devido ao furacão Iniki, que arrasou quase todo o equipamento, forçando a equipe usar outra ilha,  a Oahu, que mais tarde viria a ser cenário da série Lost. Uma outra curiosidade são as roupas do Doutor Malcon que sempre vestia preto, sendo mais realista e acreditando que o parque era uma coisa errada, enquanto John Hammond usa apenas branco, representando o otimismo e a esperança de que tudo dará certo.
Sim Jurassic Park foi um marco no cinema, não só no campo de inovação técnica, mas com certeza não fui o único a ser afetado por essa obra de arte de Spielberg, escutei o RapaduraCast sobre o filme e que coisa foda, muitas das histórias e experiencias descritas pelos participantes do cast foram muito parecidas com as minhas.

E como disse no começo hoje estreia Jurassic World, pelo menos o trailer faz parecer que vamos ter esperança de ver um grande filme da franquia novamente, sendo estrelado por Chris Pratt e traz o parque finalmente está aberto, não sei como depois das merdas que aconteceram nos três filmes anteriores e é claro que vai dar merda nesse aqui também, então vamos conferir pra ver o se teremos aquele sentimento antigo e de volta os dinos do jeito que gostamos. Por enquanto é só.
                                                                                                                                                @rodrigocnt7

Fontes:Nostalgia - Jurassic Park
            RapaduraCast 340 - Jurassic Park
           JackIncongruente - Curiosidades Jurassic Park,

Curtam nossa fanpage no Facebook:

Siga também no Twitter:

Se inscreva também no canal do Youtube, em breve teremos novidades lá

Visitem também e curtam os parceiros do TNoU

Nenhum comentário:

Postar um comentário