quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

GRAN TURISMO



Já que essa semana eu resolvi falar de carros e hoje é dia de falar de games, vou falar da série de games de corrida que está comigo há muito tempo, a maravilhosa série de Gran Turismo, que acompanho desde sua primeira edição do PlayStation e que depois que joguei a primeira vez virei fã e defendo com todas as minhas forças, FALA MAU DE GRAN TURISMO PRA VOCÊ VER,UHAHUAUHAUHA. Vou falar tudo sobre essa que é uma das maiores franquias exclusivas para Playstation.

Gran Turismo tem como proposta ser um simulador, bem diferente de outros jogos comuns de corrida, pois o objetivo é chegar o mais próximo da realidade e pra conseguir esse resultado a Polyphony Digital em parceria com a Sony, sempre chegaram aos limites técnico. A jogabilidade é extremamente boa e os gráficos desde sua primeira edição sempre estiveram acima de seus concorrentes. Sou fã de jogos de corridas há muito tempo, desde o Atari 2600 jogando Enduro, passando por Super Monaco GP II do Master System, mas quando tive meu primeiro contato com Gran Turismo fiquei doido, naquela época(1998) achei foda, parecia que estava jogando um filme, os gráficos eram extremamente realistas em comparação com o que eu já havia jogado antes. Existem coisas na série de Gran Turismo que eu adoro e que com certeza é o que me faz querer jogar todos os jogos da franquia. A primeira é a variação de modelos de carros, geralmente os jogos nos obrigam a adquirir sempre o carro mais rápido e perfeito, mas Gran Turismo nos força a usar carros mais "fracos", as vezes limitando a capacidade do carro para determinadas corridas, no sexto e por enquanto último jogo da série, podemos correr com um Fusca que por mais que você equipe e configure, vai chegar em uns miseros 90 Km/h sofrendo e uma Ferrari que em primeira marcha chega nos 120 km/h, já em outros jogos até os carros comuns, são rápidos e praticamente prontos para correr. O outro ponto que adoro em GT é a parte de configuração dos carros, que podemos mexer no tempo das marchas, nos HPs e outros itens que alteram a potencia do carro, na altura do carro, na forma que a suspensão vai trabalhar, tenho a cociência  que se entendesse um pouco mais de mecânica, meus carros seriam melhores, mas a gente da um jeito, hehe. Sem contar a necessidade de tirar as licenças para poder avançar no jogo, nos primeiros era meio chato e tinhamos que ficar repetindo várias vezes até conseguir passar e tinha cada prova que dava odio, quantas vezes não xinguei os produtores do jogo quando não conseguia passar.
Agora um pouquinho de história, devido ao sucesso dos jogos de corridas no PSone a Sony viu a necessidade de criar um jogo de corrida exclusivo para seu console, mas queria dar uma outra experiencia para os jogadores. Gran Turismo começou a nascer em 1992, quando Kazunori Yamauchi se juntou com mais sete desenvolvedores, o projeto levou cinco anos para ser concluído, sendo lançado em dezembro de 1997. Desde seu lançamento os jogos da franquia já venderam mais de 70 milhões de copias, se tornando a maior franquia do PlayStation. Até o momento foram seis jogos lançados, dois por consoles.

Gran Turismo 1


GRAN TURISMO(PS1/1997)

O primeiro jogo da série, lançado em 23 de dezembro de 1997, chegou mostrando um alto nível de realismo e levava o jogador a uma experiencia, nunca vista antes. Com um foco maior nas marcas japonesas, o jogo traz 140 carros, uma quantidade bem grande para jogos da época. Todas as pistas são autódromos, com circuitos fechados, ao todo são 11 pistas. O jogo possui dois modos, Arcade onde podemos correr com alguns carros e realizar disputas contra outro jogador e Sumulator onde fazemos uma espécie de carreira, tirando habilitações e disputar campeonatos. Foram 10.850.000 de unidades vendidas.

GRAN TURISMO 2(PS1/1999)

E o sucesso do primeiro jogo da série levou a Sony a produzir seu sucessor e em 11 de dezembro de 1999 foi lançado Gran Turismo 2, que apresentou uma melhora na parte gráfica e na jogabilidade, sem contar a quantidade de carros que agora chegou ao incrível número de 650 e as pistas que agora são 27 e agora existem pistas em ruas e alguns circuitos reais, como por exemplo as difícil pista de Laguna Seca, dos Estados Unidos(eita curva do demônio aquela,entendedores entenderão). Todas essas melhorias, fizeram com que o game fosse divido em dois discos, um disco para o modo Arcade e outro para o modo Simulator. Vendendo um pouco menos que o game anterior, as vendas de GT2 chegaram a 9.370.000 unidades.

Quem ai nunca apelou utilizando o Suzuki Escudo?

GRAN TURISMO 3: A-SPEC(PS2/2001)

Com a chegada do PlayStation 2, a Sony não deixou os fãs de Gran Turismo abandonados e em 28 de abril de 2001 foi lançado Gran Turismo 3: A-Spec, que utilizou a maior capacidade do novo console da Sony para melhorar os graficos, mas uma coisa que não agradou muito foi que o número dos carros diminuiu drasticamente, agora são 181 carros, já a quantidade de pistas aumentou e são 34. Mesmo vendendo mais que seu antecessor chegando a 14.980.000, o jogo não agradou muito os fãs da série.

GRAN TURISMO 4(PS2/2004)

Depois de um jogo que não agradou muitos fãs a Sony resolve se dedicar mais ao próximo jogo da série e depois de uma espera de quase quatro anos, em 28 de dezembro chega as lojas do Japão o quarto jogo da série, corrigindo vários erros da versão anterior e aumentando a capacidade gráfica, Gran Turismo 4 volta para a lista dos grandes games de corrida. O número de carros voltou a subir e agora são 722 e podemos passear por 51 pistas. Os gráficos e a jogabilidade foram melhorados. Mesmo com essas melhorias as vendas cairam em relação ao último jogo, vendendo 11.730.00 copias.

GRAN TURISMO 5(PS3/2010)

Depois de um tempo longe e perdendo terreno para seus concorrentes, das séries Need for Speed e Forza(XBOX), a Sony arriscou de novo e em 24 de novembro de 2010 é lançado Gran Turismo 5, para PlayStation 3. Com gráficos fantásticos, utilizando bem a capacidade do PS3, o jogo traz o número absurdo de 1086 carros, 73 pistas e uma novidade um editor de pistas. Vendeu 10.660.00 copias. O game recebeu muitas criticas, o que levou a Sony a lançar um versão corrigindo algumas falhas. Foi lançada também uma edição de colecionador, que trazia junto com o jogo um guia com informações sobre os carros e instruções para melhorar a  performance e uma miniatura Nissan GT-R Spec V e um chaveiro, exclusivo para a Europa foi lançada a Gran Turismo 5 Signature Edition, que traz as mesmas coisas da edição de colecionador, mas numa versão com mais itens caixa metálica preta, a miniatura é diferente é uma Mercedes SLS AMG, um pen drive, uma carteira e um voucher para fazer o download de cinco carros exclusivos. E foi em Gran Turismo 5 que finalmente podemos correr com Ferraris
.
GRAN TURISMO 6(PS3/2013)

Em 6 de dezembro de 2013 chegou as lojas de todo mundo, Gran Turismo 6, um jogo que além de tudo comemora os 15 anos da franquia e essa data foi comemorada em grande estilo, com um jogo bem superior ao GT5, tanto nos gráficos quanto na jogabilidade. A lista de carros subiu para 1226 e 100 pistas. Outro ponto muito favorável para GT6 é que Kazunori Yamauchi é um grande fã do piloto brasileiro Ayrton Senna e resolveu fazer uma homenagem e introduziu várias coisas relacionadas ao piloto, podemos usar carros, mais importantes da vida de Senna, desde seu kart até chegar a Formula 1, ainda também podemos utilizar os macacões utilizado por ele também. Exite um modo onde podemos conectar um GPS ao console e criar uma pista utilizando o caminho que geralmente utilizamos, para ser sincero ainda não testei essa função. Entre os carros tem vários carros oficiais da NASCAR. Mas estou extremamente feliz com o jogo, trouxe de volta o prazer que eu tinha em jogar Gran Turismo.
Gran Turismo 6
Está prometido para esse ano o lançamento do sétimo game da série que será exclusivo para PlayStation 4, confesso que será um dos motivos para eu comprar o console novo da Sony.

Minha coleção de Gran Turismo
Em resumo sou um grande fã da série, lembro da primeira vez que joguei no videogame do meu primo, lembro de quando comprei meu PlayStation que veio com um CD com demos e o Gran Turismo era um deles, eu podia correr apenas em uma pista, a High Speed Ring(pista classica do GT) e tinha apenas dois carros o Honda NSX ou Chevrolet Corvette, meus jogos preferidos são o 1, 2(que acredito que foi o que mais joguei), o 5 que tenho a Edição de Colecionador e obiviamente o 6, fiquei bem feliz em correr com os carros do Senna, apesar de ser dificil pra porra. Como disse lá em cima, amo jogos de corrida curto e vou falar de outras franquias como Need for Speed, que vou falar futuramente, mas Gran Turismo eu tenho um carinho especial. Se você curte também deixe seu comentário.

Acompanhe o The Nerd of Us nas redes sociais: 

Curtam a nossa fanpage no Facebook:


Sigam no Twitter:


Se inscrevam no nosso canal do Youtube, em breve novidades:

Nenhum comentário:

Postar um comentário