E ai povo nerd,
Podemos dizer que esse post é especial por vários motivos,o primeiro é o novo endereço do blog e seu novo formato o outro é porque hoje é Halloween e esse motivo tem haver com o post, sim vamos falar de terror, horror, suspense, etc,..
Antes de tudo vale falar que o Halloween é um das datas mais comemoradas nos Estados Unidos e desde sempre fez parte da cultura pop, assim como toda essa temática de terror e nos últimos tempos está sendo inserido na cultura brasileira.
Tendo inicio nos livros e o gênero de terror sempre aproveitou as inovações das mídias, se firmando no cinema criando vários subgêneros com um proposito assustar pessoas e claro que os vídeo games não poderiam ficar de fora.
Desde as primeiras eras dos games o terror dava seu primeiros passos. Os antigos adventure games já deixavam os jogadores tensos, meu primeiro contato com jogos assustadores foi quando consegui o lendário Alone in the Dark, de 1992, que mesmo sem entender muito pois na época não entendia muito do inglês e meio que na sorte ia avançando no jogo, mas tomando vários sustos com aquele monstro,mesmo ele sendo apenas um monte de pixels triangulares,mas mesmo assim ainda era assustador.
Sim, eu tinha medo dessa porra!! |
Com o surgimento de novos consoles mais potentes, as produtoras se aproveitaram disso e nos presentearam com uma enorme variedade de games de terror, tem pra todos os gostos, para os que adoram explodir cabeças de zumbis famintos, para as pessoas que adoram se assustar com criancinhas assustadoras, para os amantes de fantasmas e espíritos,para os que adoram matar monstros e demônios, ah e claro mais zumbis.
Uma das franquias mais famosas do gênero, que faz sucesso até hoje, com certeza é Resident Evil, lançado pela Capcom em 1996, sob o nome de Biohazard(no Japão), inicialmente para o Playstation e posteriormente para outros consoles e PC. O primeiro game da série tem um a história bem envolvente iniciando-se com um grupo de agentes da S.T.A.R.S. entrando em Raccoon City para investigar assassinatos de bizarros que estavam acontecendo, mas quando iniciam as investigações descobrem que não eram simples assassinatos, pois algo havia dado errado no laboratório da Umbrella Corporation que infectou a população com um mutagênico conhecido como T-Virus transformando as pessoas em mortos-vivos. O game em 3D tem uma jogabilidade boa para a época, variedade de armas e upgrades que ajudam o jogador durante a caminhada do jogo, é possível jogar com dois personagens: Chris Redfield e Jill Valentine(essa que se tornaria uma das musas dos games), cada um possuía uma jogabilidade especifica. Residente Evil gerou uma série de continuações, Residente Evil 2(1998), Residente Evil 3:Nemesis(1999), Residente Evil CODE: Veronica(2000), Residente Evil Zero(2002), Residente Evil 4(2005), Residente Evil 5(2009), Residente Evil Revelations e Residente Evil 6(2012). Uma das coisas que eu acho bem legal nos games de Resident Evil é o alerta do inicio do game que diz: "Esse jogo contém cenas de violência explicita e gore(que pode ser traduzido como sangrento)"
Uma série de filmes baseados em Residente Evil teve inicio em 2002 e apesar de serem muito bons e cheios de ação e cenas legais, grande parte dos fãs dos games não gostam do filme, devido a história ser diferente e a personagens principal do filme Alice(Milla Jovovich) não fazer parte de nenhum game e os personagens do jogo ficaram em segundo plano.
Agora vamos falar de um jogo que me deixou com medo de verdade, considero o primeiro Silent Hill uma obra de arte perfeita em tudo no visual sombrio, no clima tenso e pesado, quebra-cabeças que além de difíceis eram bem assustadores e claro a historia bem desenvolvida e que nos leva pra dentro do game, lançado em 1999 pela Konami para Playstation, fez um sucesso enorme. Controlamos Henry Manson que após um acidente entra na cidade de Silent Hill para procurar sua filha Cheryl, que durante o jogo se descobre que a menina que era adotada tinha uma ligação com a cidade. Assim como Resident Evil, ápos o sucesso surgiram outras sequencias: Silent Hill 2(2001), Silent Hill 3(2003). Silent Hill 4: The Room(2004), Silent Hill Ørigins(2007), Silent Hill Homecoming(2008), Silent Hill Shattered Memories(2010), Silent Hill Downpour(2012) e ainda sem data de lançamento já foi anunciado o próximo game da franquia Silent Hills produzido por Hideo Kojima e Guilhermo Del Toro e vai contar com ator Norman Reedus, o Daryl Dixon de The Walking Dead. Para promover esse jogo a Sony lançou o misterioso jogo P.T. disponível na PSN, que apenas no final da "demo" é revelado que se tratava de um novo Silent Hill. Infelizmente com as tretas na Konami, por enquanto esse jogo não saiu e aparentemente o projeto será deixado de lado.
P.T. levou o nível de assustar em games ao extremo |
Japinhas e fantasmas de Fatal Frame, grrrrrrr |
Com certeza uma das séries dos jogos com temática de terror que esta ai por mais tempo é Castlevania, o primeiro jogo da série foi lançado em 1986 para o Famicom trazendo toda a magia e terror dos vampiros, onde enfrentamos monstros, esqueletos, lobos, etc, entre esses seres enfrentamos o maior vampiro de todos Conde Dracúla e até a própria Morte(sim, tentamos matar a Morte), mas ela fode nosso personagem bonito, hehe. Castlevania possui mais de 20 títulos e com certeza quase todos os consoles lançados até hoje receberam um game de Castlevania, alguns com qualidade meio duvidosas, mas sempre fazendo um certo sucesso. O meu preferido com certeza é Castlevania: Symphony of The Night de 1997.
Uma das partes mais memoráveis do Castlevaia, Richie Belmont conversando com Drácula |
Os consoles mais modernos também possuem títulos ótimos que mantém o terror vivo. Um dos mais brilhantes e impressionantes dos últimos anos é o games que inspirou o nome desse blog(que agora mudou), sim estou falando de The Last of Us, mundo pós-apocalíptico, mercenários e pessoas infectadas por uma espécie de fungo que ataca o cérebro e praticamente assume o controle das funções mais básicas do corpo, cenário perfeito para um game de terror. The Last of Us pode até nem ser tão terror assim, sendo que na minha opinião o jogo trabalha mais na relação dos personagens de que na parte de terror propriamente dita, tendo partes onde pode-se passar sem nenhum contato com os seres,desviando calmamente sem chamar a atenção, mas existem momentos bem tensos e os seres são bem assustadores. The Last of Us foi lançado pela Naughty Dog exclusivo para Playstation 3 e recentemente foi lançada uma versão remasterizada para Playstation 4.
Existem uma grande variedade de games que abordam o tema de terror, seja ele de forma explicita e sangrenta ou abordando temas mais voltados pro sobrenatural. Dos mais explícitos temos a serie Dead Rising e seus zumbis infinitos, o clássico dos arcades House of the Dead, jogos cooperativos como Dead Insland e Left 4 Dead(caraca quanto Dead, hehe), dos jogos da nova geração temos The Devil Within e Alien Isolation. Já os jogos focados mais em assustar mesmo temos o jogo nacional Pesadelo que tem como cenário o metro de São Paulo, confesso que joguei bem pouco pois fiquei meio tenso durante os minutos que fiquei no PC, temos também o misterioso Slender que dizem que já foi até causa de morte na vida real(eu hein!!!), o game passado em um castelo medieval Amnesia, um outro jogo que me assustou pra cacete e olha que só assisti gameplays foi Outlast.
Rodrigo Canuto
Bem, esse foi o primeiro post no novo endereço do The Nerd of Us, Somos Todos Nerds conto com a ajuda de todos para esse projeto crescer.
Então um ano se passou e aprendi muita coisa sobre o mundo de blogs e as tretas em se tornar produtor de conteúdo, mas não vou desistir, conheci muita gente legal, que eram parceiros e acabaram se tornando meus amigos, Deixe seu comentário e ajude o Somos Todos Nerds crescer acompanhando também as nossas redes sociais:
Esse post foi originalmente escrito em 31/10/2014